04/03/2007

Vale ganhar um carro e mais cinqüenta ou trinta mil reais e sair odiado pelo público?

Muitos não conseguem entender a grande popularidade alcançada pelo Alemão, afinal ele é o jogador mais politicamente incorreto que passou por este jogo, no entanto sua alegria de viver compensa os defeitos deste jogador que sabe mais do que qualquer um jogar para fora da casa, ou seja, é ele quem consegue mexer com os sentimentos do público. Ele e Flavia contando como conseguiram fazer o trajeto do Rally é material farto para qualquer edição e diversão. Eles se divertiram realizando a Prova, mandaram beijos para o helicóptero, sacanearam um ao outro e mesmo assim, na descontração e alegria conseguiram vencer. Como não considera-los campeões? Discute-se muito o que vale ou não vale no jogo "BBB", se vale combinar votos, se vale juntar um grupo grande para votar numa única pessoa, se vale pressionar pela benção do anjo... Enfim, são várias as regras que permeiam o jogo sem nunca terem sido escritas em nenhum regulamento. Na verdade, a maior regra do jogo "BBB" é ganhar e só é vencedor quem conquista a simpatia da grande maioria do público. Esta é a regra maior e que muitos esqueceram nesta edição. O público é Juiz e senhor do destino dos jogadores, seja no jogo ou fora dele. Não adianta criar mil esquemas para chegar ao segundo e terceiro lugar, pois o prêmio de um milhão estará sempre nas mãos do eleito pelo público e pouco vale ganhar um carro e mais cinqüenta ou trinta mil reais e sair odiado sem condições de ganhar dinheiro em eventos, participações vips ou contratos comerciais. Não existe sentido em se expor em rede nacional, perder sua privacidade, se submeter ao julgamento do Brasil para dar murro em ponta de faca, marcar posição como "grande" jogador e se lixar para a opinião do público. Não existe sentido em entrar no jogo "BBB" para criticar sua produção e direção, como têm feito Carol, Analy e Alberto, para isto basta abrir um blog na net e ficar de fora fociferando sua raiva contra o que acredita ser injusto. Garanto a vocês que a exposição é bem menor. Carol e Analy foram burras no jogo, pois participavam da net que discute o "BBB", sabiam dos riscos que corriam e mesmo assim quiseram bancar a antipatia do público. Na verdade, Carol e Analy passaram o tempo inteiro analisando o jogo e deixando de vivê-lo. Não é este o objetivo de quem se propõe a ser um jogador de "BBB". Portanto, terão que se virar com a rejeição popular quando saírem do jogo. Carol começa a perceber melhor esta dinâmica quando esta semana começa a se descolar do grupo e anuncia à Fani seu voto desvinculado do G5.Alemão joga para o público, ele e Íris tiveram esta consciência e inteligência. Seja por intuição ou por conhecimento de como funcionava a relação público e jogadores, o fato é que eles jogaram para que o público gostasse deles, não se importando se seriam ou não entendidos pela casa. Este jogo do "BBB7" em muitos aspectos lembra o jogo do "BBB3". Na terceira edição, Dhomini foi eliminando cada um de seus amigos e foi ficando sozinho, em segundo e terceiro lugar ficaram Elane e Viviane que muito conspiraram com Massumi para tirar o Dhomini e, assim como no "BBB7", para jogar num paredão o Dhomini contra Sabrina, ou seja o casal romântico, pois já imaginavam que eles seriam os jogadores mais fortes da competição. A única diferença é que Sabrina ainda resistiu mais duas semanas, saindo quinze dias antes de o jogo terminar. Íris não teve a mesma sorte. A grande angústia do público é que com a saída prematura de Íris ficamos um mês sem a presença do pomo de discórdia da casa e a tensão diminuiu no grupo. Nós já tínhamos apontado aqui que isto aconteceria, este seria o rumo natural do jogo. Era Siri quem tencionava a luta entre ela e Alberto & Cia, com sua saída o jogo se rearrumou e assumiu uma nova dinâmica. Alemão tem que se relacionar com o restante da casa. Seria insuportável para ele, e também para nós, assistirmos um Alemão corroído pelo ódio e sem alegria de viver. Esta seria sua morte no jogo e temos que compreender seu esforço em tentar conversar com todos na casa. Mas, que os jogadores que ficaram não se iludam. Alemão não esqueceu que Íris saiu por conta de uma grande armação feita pelo grupo, assim como não esqueceu o sofrimento de Íris nas últimas semanas. Muitos me perguntam se poderíamos comparar Alberto com Massumi do "BBB3" e Rogério do "BBB5", eu sempre respondo que existe uma grande diferença entre eles. No jogo do "BBB3" e do "BBB5" não existiu esta carga de ódio mortal e pessoal contra um jogador. Tanto o Gê quanto o Massumi assumiam que era estratégia de jogo, não denegriram a imagem e o caráter de seus oponentes e nem promoveram uma pressão psicológica desumana contra o objeto de sua batalha. O que ficou mais covarde ainda é que no "BBB7" foi um homem procurando humilhar e denegrir uma mulher em rede nacional. Talvez este seja o motivo do ódio desmedido que o público sente contra Alberto & Cia.