Marília Gabriela
Trinta e nove anos depois de iniciada a carreira, a jornalista Marília Gabriela nem pensa em parar. Pelo contrário.Com mudança marcada de São Paulo para o Rio, escalada para a próxima novela das oito da Globo, "Duas Caras", além de planos de morar no exterior, Gabi vive um turbilhão de novidades. Nem por isso, deixou de repensar a vida, o que provoca nela a necessidade de mudanças profundas. Ainda mais depois do trauma pelo qual passou no ano passado.Engana-se quem pensa que o problema foi provocado essencialmente pela separação do ator Reynaldo Gianecchini, com quem viveu por mais de oito anos. Ela mesma abre o jogo: "Meu filho, Christiano, teve um tumor na medula, e isso mudou uma série de coisas na minha vida. A separação do Giane foi uma das coisas mais tranqüilas que me aconteceu naquela época", revela a jornalista, nessa entrevista exclusividade ao EGO.Christiano Cochrane - filho mais velho da atriz e apresentador do programa Contemporâneo, do GNT - foi operado em agosto de 2006 e está bem. Ainda assim, uma série de questionamentos passou a povoar a cabeça de uma das mais influentes jornalistas do país, que começou a carreira em 1969, como repórter do "Jornal Nacional"."Surgiram muitas interrogações. Por quê? Para que? O que quero da minha vida? O que está acontecendo comigo e com as pessoas à minha volta?", conta Gabi. Em busca das respostas, ela não poupou esforços: "Já fiz muita análise, mas hoje vou ao astrólogo, que substitui o psicólogo pra mim há anos. Falo muito sobre os meus problemas e busco o que me faz melhorar", diz.As mudanças não são só internas. Gabi acaba de trocar São Paulo pelo Rio. Ela alugou um apartamento em Ipanema, onde vai morar durante o próximo ano, por conta das gravações da próxima novela da Globo, "Duas Caras" em que interpretará a misteriosa mendiga Guigui."É a minha primeira novela inteira, estou muito empolgada. Tudo pode acontecer com essa personagem porque ela não tem passado, ninguém sabe nada sobre ela", conta Gabi, que já participou como atriz da novela "Senhora do Destino" e da minissérie "JK".Na entrevista a seguir, Gabi fala sobre a carreira, a preocupação em envelhecer bem, seus planos de morar um tempo fora do Brasil e diz não se incomodar com a agitada vida amorosa do ex-marido, 24 anos mais novo."Giane é responsável por tudo o que faz. Não estou aqui para ser fiscal da genitália de ninguém", diverte-se ela, muito bem humoradaPOR Acyr Méra Júnior
01. Oito anos de casamento e a separação é recente. Está tudo muito bem resolvido entre você e o Giane? Os homens que eu amo, amo para sempre. Gosto muito do Giane e sou coerente. Não entendo alguém que casa, tem filhos, separa e no dia seguinte diz: odeio esse homem. A amizade que ele tem com meus filhos, com toda a minha família, são coisas que não se pode jogar pela janela de um dia para o outro.
Os homens que eu amo, amo para sempre
02. Não foi uma separação sofrida então? Claro, ficamos tristes. Afinal foram mais de oito anos de amor profundo. E aí chega a constatação de que chegou a hora do vôo solo, o dele e o meu. Viramos grandes amigos, nos separamos abraçados um do outro, nos beijamos. Foi tudo muito amoroso, como deve ser quando um casamento é digno, belo e respeitoso.
03. Não sente uma pontinha de ciúmes em vê-lo com uma vida amorosa tão intensa nos últimos tempos? Ele tem 34 para 35 anos e está em plena maturidade. O Giane é responsável por tudo o que ele diz e faz. Somos amigos, confidentes e, quando ele precisa de mim, estou lá para ajudá-lo. E ele já deu provas que quando preciso dele, ele está lá também. Não estou aqui para ser fiscal da genitália de ninguém. (risos)
Não estou aqui para ser fiscal da genitália de ninguém
04. Vocês dão conselhos um para o outro? Falam sobre namoros, como amigos fazem? Assim como os meus filhos estão vivendo a vida deles, o Giane agora também está seguindo o seu caminho. Não tenho o que me meter. É a escolha dele. Durante oito anos ele foi um marido absolutamente exemplar e tivemos uma união perfeita, apesar de tudo e de todos. Foi muito bonito e muito feliz. Agora ele está levando a vida dele e eu, a minha.
05. Na época em que foram casados surgiram muitos boatos. Como lidavam com isso? (Pausa). Me incomodava muito. Todas as fofocas, todas as celulites, todos os "quem tá dando pra quem", "quem está comendo quem", "quem está abandonando quem". Tudo isso me incomodou em profundidade. Acho triste e vulgar. A fama é vulgar, vem da própria palavra, do vulgo, do populacho. Você é exposto à grande população e ao julgamento dela. Não gosto de vulgaridade, nem desse tipo de noticiário.
A fama é vulgar, vem da própria palavra, do vulgo, do populacho
06. Como suportou toda essa pressão? Quando eu fui vítima desse noticiário, passei a ser julgada em praça pública porque estava casada com um ator que era galã. Na verdade, ele virou (galã), porque eu já estava casada com ele antes disso tudo (a fama) acontecer. Falavam: 'Ela é velha, é feia, é linda, é boa. O filho dela isso, o filho aquilo'. Eu achei horrível e lamentável e só segurei essa barra toda porque eu tinha uma qualidade de amor no meu casamento que valia a pena. Se não, teria caído fora muito tempo antes.
Só segurei essa barra toda porque eu tinha uma qualidade de amor no meu casamento que valia a pena
07. O seu filho passou por um problema sério de saúde. Como ele está? O Christiano teve um tumor na medula, foi operado e está bem. Foram dias de muita tensão, tristeza e preocupação, mas deu tudo certo, graças a Deus. Naquela época (agosto de 2006), meus sentimentos ficaram muito embolados. A decisão da separação foi um pouco antes da operação. O que estava acontecendo era um problema muito maior do que um descasamento. Então, honestamente, a separação foi nesse período uma das coisas mais tranqüilas que se passou comigo.
08. Como ficou a sua relação com seus filhos depois da doença do Christiano? Christiano e Theodoro não moram comigo há um bom tempo, mas tenho uma ligação imensa com meus filhos, que eu prezo e cuido. Hoje em dia sou menos presente na vida deles. Tenho passado por muitas mudanças do fim do ano passado para cá, e essa foi uma delas: saí um pouco de cena da vida deles por opção, e quis deixar que eles evoluíssem sozinhos. Foi doloroso, não foi um processo simples, nem pra mim, nem pra eles. Mas foi bom para todo o mundo. Falo com eles sempre.
09. Você precisa dos homens? Sempre tive a convicção de que preciso dos homens para o meu equilíbrio interior. Preciso de relacionamentos afetivos com os homens, mas sempre busquei minha independência financeira. Nunca dependi financeiramente de nenhum homem. Sou menina do interior, saí de casa cedo para me virar sozinha, sempre tive o hábito de me sustentar. Mas preciso dos homens para o meu equilíbrio interno, sim. Gosto dos jogos amorosos com os homens, de estar amando, gosto de ser amada.
Sou menina do interior, saí de casa cedo para me virar sozinha, sempre tive o hábito de me sustentar. Mas preciso dos homens para o meu equilíbrio interno, sim
10. Como foi a experiência de ficar solteira depois de mais de oito anos casada? Sou uma geminiana, me apaixono fácil. Foi bom ver que, depois de oito anos de casamento, percebi que posso me apaixonar de novo e viver novas situações.
11. Você está amando? Sempre estou.
12. Mas você está namorando? Não importa, isso já é assunto meu.
13. Eram três homens em volta de você. Não se sente só? Não pensa em namorar, casar novamente? Não estou fechada para balanço e já tive outras situações depois do Giane. Discretas, mas boas histórias de amor. Não foram muitas, mas estou bem. Não digo não a nada, nem a ficar solteira, nem a ficar casada. Eu preciso é de amor, de que forma ele vem eu não sei. Pode ser me pegando em casa toda noite ou dormindo comigo na mesma cama, tanto faz. Eu sou aberta a viver bem, seja da forma que for.
Não digo não a nada, nem a ficar solteira, nem a ficar casada. Eu preciso é de amor, de que forma ele vem eu não sei
14. Depois da experiência com um casamento público, optou pela discrição nas suas relações? No começo da minha história com o Giane, eu disse a ele: 'nós vamos ter que agir com muita discrição porque eu não quero estragar isso'. E estragar pra mim é botar na mídia. Nós vivemos um ano e meio sem que ninguém especulasse, mas ele virou o galã da novela das oito (na época, o ator estreou como protagonista de 'Por Amor'). Aí é complicado.
15. Namoraria um homem mais jovem novamente? Está impresso no meu DNA namorar homem mais jovem. Está na minha genética. Eu gosto de homem mais novo, sempre gostei. Tinha 22 anos quando casei pela primeira vez e meu marido era mais novo do que eu. Eu me sinto mais jovem do que sou. O Giane era o mais velho do casal. Ele vivia dizendo pra mim que eu parecia uma adolescente. Já o meu último namorado disse que justamente o que ele mais gostava era a menina que eu tenho dentro de mim.
Está impresso no meu DNA namorar homem mais jovem. Está na minha genética
16. Você é uma pessoa vaidosa. Se preocupa com a idade? Me preocupo muito em envelhecer bem. Sempre gostei de experimentar produtos. Tudo que me recomendam, eu uso.
17. É verdade que você tomava uma injeção de procaína (fórmula anti-envelhecimento) todo dia? Sim, tomava injeção de procaína todo dia de manhã. Mas fiquei com a bunda parecendo um ralador, de tanta injeção, e não vi tantos resultados. Aí parei. Hoje em dia, fiquei sabendo de um tratamento à base de água, que é ótimo. A primeira coisa que faço quando acordo é tomar uma garrafa de 1,5 litro de água. Tirando o fato que onde quer que eu vá eu fico catando banheiros (de fato, a primeira coisa que Gabi fez ao adentrar a suíte do Hotel Sheraton, onde foi realizada a sessão de fotos e entrevista, foi perguntar onde era o banheiro), estou adorando o resultado. O envelhecimento nada mais é do que a desidratação do corpo.
Tomava injeção de procaína todo dia de manhã. Mas fiquei com a bunda parecendo um ralador, de tanta injeção, e não vi tantos resultados. Aí parei
18. Como cuida da boa forma? Há anos faço pilates diariamente. Depois de um mês de aula, descobri que foi o melhor resultado para o meu corpo. O pilates me dá força, um tônus muito agradável e uma ótima flexibilidade. Já fiz yoga, mas nunca fui muito contemplativa. Passei para aquelas mais movimentadas, como a ashtanga, que exige muita rapidez, mas acabei me machucando e parei. Também adoro caminhar.
19. Como vai ser sua personagem em 'Duas Caras'? Guigui é uma mendiga misteriosa e tudo pode acontecer porque ninguém sabe do seu passado. No workshop, perguntei ao Aguinaldo Silva (autor da novela) como ela era, já que ele é o único que sabe. Ele garantiu que ela é do bem. Mas a princípio você não sabe o que ela é. A novela tem um salto de dez anos e ela vira o braço direito do personagem do (Antônio) Fagundes, que é o Juvenal Antena. Ela é mais silenciosa, mais de olhar, observar e calar-se. Eu sou o oposto dela: adoro falar, sou encantada pela palavra.
20. Para quem gosta de falar, a análise é um prato cheio. Já fez análise? Já fiz muita análise, mas hoje vou ao astrólogo, que substituiu o psicólogo há muitos anos. Falo muito sobre os meus problemas e busco o que me faz melhorar.
21. Quais são seus planos para futuro? Tenho planos de ficar um tempo fora do Brasil, depois da novela. Fui chamada para um espetáculo muito bacana em Portugal e depois penso em morar um tempo em Paris, para estudar. Quero ficar pelo menos seis meses fora do país, mas antes tenho que me acertar com o GNT (ela apresenta "Marília Gabriela Entrevista" no canal). Preciso estar sempre atualizada e gosto muito de aprender.
22. Marília Gabriela por Marília Gabriela. Atualmente estou concretamente abstrata. É como se eu estivesse às vésperas de alguma grande mudança, e isso é bom. Eu sinto que estou num processo de grande de mudança desde o problema da doença do meu filho. O acidente da TAM, acredite, foi um fator decisivo nesse momento que estou vivendo. A efemeridade das coisas me impressiona, me toca. Penso que é tudo tão rápido, que me pergunto sempre o que quero para mim nesse momento. E ainda não sei a resposta.
Atualmente estou concretamente abstrata
23. CRÉDITOS: Fotógrafo: Ernani D´Almeida Consultoria de Moda: Helen Pomposelli Produção de Moda: Isabela Fucks Agradecimento: Hotel Sheraton Look 1 – No piano Vestido preto – Houis Clos Sandália em pedraria – Constança Basto Jóias – Francesca Romana Diana Look 2 – Em pé Acervo pessoal Look 3 – No sofá Vestido longo – Houis Clos
Fonte: Ego
|