25/06/2007

Acidente com guindaste deixa quatro mortos na zona sul de São Paulo

Quatro funcionários morreram no desabamento de parte de um guindaste na marginal Pinheiros, região da Vila Olímpia (zona sul de São Paulo), na tarde desta segunda-feira. Um outro funcionário teve ferimentos nas mãos.
De acordo com a WTorre, empresa responsável pela obra, o acidente ocorreu quando os funcionários faziam a instalação da grua no local. A construtora afirmou que as causas ainda são desconhecidas. A WTorre não informou o tipo de empreendimento que a construção deve abrigar.
No entanto, o delegado Nelson Júnior, da Delegacia de Investigações de Acidentes de Trabalho da Polícia Civil, disse acreditar que a ruptura de um pino da haste do equipamento provocou o acidente. Ele afirmou que o caso será apurado pelo 15º DP (Itaim Bibi) e somente as investigações poderão esclarecer o acidente.
O delegado disse que recebeu denúncias sobre possíveis irregularidades na obra, em maio. Segundo ele, as denúncias apontavam problemas em equipamentos que poderiam comprometer a segurança dos funcionários.
A WTorre informou que os operários mortos são Joselito de Oliveira, 42, Félix Antonio dos Santos, 28, Francisco Alexandre de Oliveira, 28, José da Silva, 24.
O funcionário ferido, Severino Alves, sofreu cortes nas mãos e foi para encaminhado para o Hospital das Clínicas. Segundo a WTorre, a responsável pela grua é a empresa Grumont Equipamentos, que dará suporte às famílias das vítimas.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) bloqueou a pista local da marginal, entre a avenida dos Bandeirantes e a ponte Cidade Jardim, para facilitar no trabalho do Corpo de Bombeiros. O acidente não chegou a interferir nas pistas da marginal.
O desvio feito pela CET é realizado pela pista expressa da marginal Pinheiros. A CET bloqueou também o acesso da avenida dos Bandeirantes para a pista local da marginal Pinheiros.